quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Filosofando...

O que significa “filosofar na Amazônia?”.
Seria pensar numa vida mais sustentável?
Ou simplesmente pensar que estamos vivendo num mundo globalizado e capitalista que não percebe a real beleza do verde?
Não sou nenhuma filósofa...
Uma menina que ainda não saiu do colégio e que tem vontade de saborear todo esse mundão!
Tenho sim, que ler muitos livros...
Tenho sim, que percorrer um grande caminho...Mas pretendo aqui, expor minhas ideias e descobertas, e ver com o tempo o tanto que eu evoluí e amadureci.



Dê uma passadinha nesse site que eu vou passar para vcs.O link já está no texto do Leonardo Boff (Muitooo bom): http://www.akatu.org.br/central/opiniao/os-limites-do-capital-sao-os-limites-da-terra

Beijos ;)

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Maíra.
    Trocaremos visitas sempre!!!
    Hahaha
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Filósofa da Amazônia!

    Fiquei imensamente feliz em conhecer o seu blog, especialmente a proposta que você desenha.
    Não se subestime!
    Conheço pouquíssimas pessoas da sua geração com a sua inteligência, a sua sensibilidade estética e os seus argumentos precisos.

    Além do mais, filosofar é se admirar sempre, permanentemente, infinitamente como o mundo, com você mesma, com o Cosmos, com o respirar... Portanto, por te conhecer, digo que és uma linda Filósofa da Amazônia, tanto pela matéria como pela consciência!

    Sou, somos (eu, Patrycia e Mateus), felizes em te conhecer, em sermos seus amigos.

    Você, Filósofa é uma referência para a minha vida, e isso me deixa tão orgulhoso...

    Parabéns!
    Seu blog é mais uma trinhcheira de luta e esperança neste mundo prisioneiro do Capital, do individualismo e da hipocrisia...
    Ele será derrotado, haveremos de construir outro...

    Mil beijos.

    Seu fã,

    Marcos Afonso.

    ResponderExcluir
  3. Hey flor, voce ta começando agora o blog...
    Acho tudo isso muito bacana e a tua ideia foi muito criativa, adorei.
    Eu tenho um livro do leonardo Boff muito bom, se chama ''o despertar da água'' comprei por indicação de amigos, mas ainda não pude ler.
    Quando eu tiver uma base melhor sobre o assunto
    aí sim poderemos conversar de igual pra igual.
    um grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Minha amigaa Maíra *-* creio que fará muito sucesso por esse mundo de blogs! Dificil encontrar algo com real conteúdo! Muito sucesso pra ti! ;*

    ResponderExcluir
  5. não há o que o comentar sobre pessoas com palavras certa, porq vc sabe q faço minhas suas palavras.
    We don't care what the future holds.
    bejos minha linda

    ResponderExcluir
  6. P.S. sua teimosa: Amor incondicional bobona!

    ResponderExcluir
  7. Que prazer saber que poderei me deleitar com novas leituras criativas como a sua, é notório sua preocupação com o nosso verde e nosso meio social. Essa sua preocupação nos dar a esperança que não estamos sozinhos na luta de preservação ambiental e melhores condições sociais. Não é utópico acreditar que homem ainda pode fazer um intercâmbio sustentável com a natureza e que um dia esse sistema destrutivo e voraz pode ser um dia destruído e soerguido com um novo sistema, mais igualitário e equitativo.


    Parabéns pela iniciativa espero que posssamos dialogar com nossas filosofias e delas fazer uma dialogia na construção do nossos sonhos.

    É bom saber que aquele menina que chegou de mansinho nas reuniões da sociedade está alçando vôos tão altos.

    Os livros que temos pra ler são o de menos, o que precisamos, é ter o poder de abstração da realidade, reconhecer as falhas que há em nosso meio e disso formar uma dialética para tentar buscar a construção de uma nova realidade. Isso acredito que vc já está bem avançada.

    Felicidades e fico feliz de saber que vc entrou na blogsfera!

    ResponderExcluir
  8. Olha!
    Minha filosofando!

    Uffa... Que repercussão esse blog em? Nem Página 20 estava preparado para tanto, né? Ou terá sido tu, que não estava? Entre essas dúvidas, prefiro ficar com a última...hehehe
    Que dizer, então, de alguém que tanto estimo, perante sua ousadia?

    Talvez seja suspeita minha intenção de manifestar toda minha felicitação, já manifestada pessoalmente, aqui pelo blog. Mas como diz o velho ditado, quem não arrisca, não petisca, hehehe.

    Muito me lisonjeou a idéia ousada, em ver tu se envereda no destrinçar dos eventuais temas transversais que tanto nos instiga cada vez mais a termos um norte. Belíssimo texto esse do Leonardo Boff, amor!

    Sem sombra de dúvidas, não precisamos de mais provas da natureza bárbara do capital, para observarmos o impacto da crise ecológica, que se mostra como os mais selvagens, em cima daqueles mais vulneráveis, como os nossos povos da floresta.

    E certamente, se perguntarmos qual é a finalidade de uma obra de arte, veremos que ela tem um fim especifico, em si mesma, nesse mesmo sentindo, aos poucos vamos observando os alicerces aqui construídos pelo “filosofando na Amazônia”.

    Em contra partida, sigo parafraseado o filósofo, “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”, e só o fato em não te contentar, com algo já feito superado, é que sem dúvida, me faz ter um dos inúmeros e mais belos atributos por ti, amo você em demasiado, seja na transcendência humana, seja incondicional.

    Parabéns!
    E se esse blog é uma trincheira, quero estar junto, nela contigo, até fim.
    Milhões de beijos apaixonados!
    Seu fã maior,

    Ádamo Gabriel

    ResponderExcluir